Checklists

Checklists para download

Checklist Titulo da Imagem

Downloads

Modelos de Documentos e E-books para download

Documento Titulo da Imagem

Rede SegMe

Rede Social voltada para o público de Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Prevenção de Incêndios, Meio Ambiente e áreas afins. Confira!

Rede SegMe Titulo da Imagem

Riscos Ambientais - Eliminação/Neutralização dos Agentes de Risco

|

eliminação dos riscos ambientaisNo que se refere aos agentes de risco, todo o necessário deve ser feito no intuito de eliminá-lo do ambiente de trabalho. Para isto, devemos seguir critérios estabelecidos:






Atuar na Fonte: tentar eliminar o agente de risco em sua fonte, por exemplo, enclausurando um motor que gera muito ruído ou trocando-o por um modelo menos barulhento.

Atuar no Meio: se não for possível eliminar a fonte de risco, devemos então tentar eliminar a possibilidade de contato entre o risco e o trabalhador. Ex.: Retirar o motor do ambiente de trabalho, colocando-o atrás de uma parede, ou criando uma barreira que impeça que o ruído chegue ao trabalhador.

Atuar no Trabalhador: como última opção, deve-se atuar no trabalhador, ministrando um EPI (Equipamento de Proteção Individual) de acordo com o risco ou a atividade a ser executada.




Poderá gostar de:


2leep.com



5 comentários:

  1. É isso mesmo, o mais importante é se mexer para neutralizar o risco. Hoje muita gente só pensa em EPI. Mas o ideal é tentar outras formas de neutralizar o risco, como mostrou essa postagem! Nem tudo é EPI, ás vezes o EPI incomoda por isso o melhor é neutralizar na fonte!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Anônimo, continue participando do nosso blog e seja bem vindo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O ideal é fazer um registro periódico para gerenciar as ações de eliminação/neutralização. Muitas vezes as ações são realizadas e dadas como "Realizado", porém se forem acompanhadas e investigadas o resultado poderá ser mais expressivo e evidencia-se que todas as possibilidades foram avaliadas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. todos os comentário foram ótimos mais não se pode fecha como realiza sem que antes seja feito um acompanhamento periódico da área e realmente ser concluído.

    ResponderExcluir