Checklists

Checklists para download

Checklist Titulo da Imagem

Downloads

Modelos de Documentos e E-books para download

Documento Titulo da Imagem

Rede SegMe

Rede Social voltada para o público de Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Prevenção de Incêndios, Meio Ambiente e áreas afins. Confira!

Rede SegMe Titulo da Imagem

Inspeção de Segurança

|

inspeção de segurançaA inspeção de segurança tem por objetivo garantir a adequação do ambiente do trabalho e dos processos produtivos ao modelo de segurança e saúde, além de detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando estabelecer medidas de controle que eliminem ou neutralizem os riscos existentes, além de priorizar o acompanhamento e a implementação de tais medidas.



Assim, a inspeção de segurança é uma prática contínua em busca de:

  • Métodos de trabalhos adequados;
  • Riscos ambientais;
  • Verificação da eficácia das medidas preventivas rotineiras e especiais em funcionamento.

É obrigatória a realização da inspeção de segurança por todos os membros da Segurança do Trabalho da empresa, através de suas inspeções. Pode ser registrada através de formulário próprio (Relatório de Inspeção).
Os membros da CIPA devem realizar inspeções mensais, a fim de poderem detectar possíveis falhas a serem discutidas e resolvidas em suas reuniões ordinárias. Além disso, é altamente recomendável que a CIPA faça uma inspeção geral no início de seu mandato, para a elaboração do seu plano de trabalho.

Tipos de Inspeção
  • Inspeção geral: realizada quando se quer ter uma visão panorâmica de todos os setores da empresa. Pode ser feita no início do mandato da CIPA.
  • Inspeção parcial: realizada onde já existem problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. Deve ser inspeção mais detalhada e criteriosa.
  • Inspeção específica: é uma inspeção em que se procura identificar problemas ou riscos determinados. Por exemplo: manuseio de produtos químicos, postura de trabalho, esforço físico, etc.
  • Inspeções Oficiais: são realizadas por agentes dos órgãos oficiais e pelas empresas de seguro.

Poderá gostar de:


2leep.com



2 comentários:

  1. Guilherme
    a inspeção de segurança é muito necessária para adequar a empresa as Normas de Segurança do trabalho. A inspeção que mais dói é aquela feita pelos órgãos oficiais, pois nela as adequações tem que serem feitas rapidamente, se não a empresa fica passível de multas!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É Nestor e isso é a coisa mais certa a se fazer caso a empresa não se adeque as normas, para que os funcionários não sejam prejudicados.
    Abraços.

    ResponderExcluir